Desde 1986
logo

COLÉGIO O PINHEIRO SABICHÃO

Os nossos Programas

about-bg

1. Jardim de Infância - Ensino Infantil e Pré-Primário

Ensino Subsidiado pelo Ministério da Educação através de contrato de desenvolvimento de apoio à família

• Desenvolvimento Pedagógico - Plano Curricular de grupo

Tendo em conta que cada criança tem os seus ritmos de desenvolvimento distintos e características pessoais o plano de ação é pensado, adaptado e adequado especificamente para cada criança individualmente e para o grupo, numa pedagogia diferenciada e com as mesmas oportunidades. O objetivo é garantir à criança um projeto pedagógico com vista a alcançar um saudável desenvolvimento pessoal, social, intelectual e psicomotor. São criadas oportunidades estimulantes e desafiadoras, de modo a promover sucessivas aprendizagens, num processo contínuo de interação entre todos, e uma relação harmoniosa e de parceria com as famílias das crianças. É promovido um trabalho de cooperação com todas as famílias.

• Ensino inclusivo

Desde a sua abertura que o Colégio O Pinheiro Sabichão é uma escola inclusiva, tal como refere o Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, “onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social”. A diferença é reconhecida como uma mais-valia e cabe ao Colégio encontrar “formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa” (Decreto-Lei n.º 54/2018). Solicitamos e mantemos um trabalho de parceria com instituições e técnicos intervenientes na ação educativa desse grupo de crianças, nomeadamente:
- Consulta de desenvolvimento do HPP Cascais – Hospital Dr. José de Almeida;
- Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (ELI Sintra Ocidental);
- Centro de Saúde de Pero Pinheiro -
- na área da Saúde Escolar Terapia de fala e Psicologia
- Psilexis: Centro de Psicologia e Terapia de Fala;
- Agrupamento de escolas Lapiás.


2. Clube dos Sabichões

Clube de Atividades de complemento curricular para alunos do ensino básico, ligado ao estabelecimento de ensino e coordenado pela Direção Pedagógica do Jardim de Infância. – Espaço criado em seguimento dos projetos:

1. Rita a Informática no Jardim de Infância; selecionado e premiado pelo Instituto de Inovação Educacional no concurso “Educar Inovando/Inovar Educando” e desenvolvido no ano letivo 1988/98;

2. A Rita quer crescer – A Informática no Jardim de Infância e na Escola primária; selecionado e subsidiado pelo GEP no Concurso 13/90 do Prodep e desenvolvido no ano letivo 1991/92

Nesse espaço, os utilizadores desenvolvem atividades programadas em complemento da sua aprendizagem escolar, acompanhados por professores de 1.º Ciclo e por monitores que lhes prestam apoio sob a coordenação da direção do Estabelecimento de Ensino.

• Articulação entre ciclos

O Clube dos Sabichões veio promover um trabalho cooperativo entre as crianças do jardim-de-infância e as crianças do 1º. Ciclo, facilitando, assim, o conhecimento dos diferentes níveis de ensino. Este contínuo trabalho de parceria facilita a transição das crianças do Colégio para as escolas de 1º. Ciclo, uma vez que estas conhecem e ficam familiarizadas com as diferentes metodologias de trabalho.
O Plano Anual de Atividades é partilhado e elaborado por toda a comunidade escolar, pelo que tanto as crianças do jardim-de-infância, como as crianças do Clube dos Sabichões, planificam e participam em todas os momentos educativos. A partilha de saberes, de experiências e de vivências é existente nos diferentes níveis de ensino. Existe um constante trabalho de articulação entre os diferentes níveis de escolaridade.


2.1. Núcleo dos Pré-Sabichões

Espaço de atividades de complemento educativo para alunos do ensino Pré-Escolar das escolas da nossa área pedagógica.
Ligado ao estabelecimento de ensino e coordenado pela Direção Pedagógica do Jardim de Infância, o Núcleo dos Pré Sabichões, criado à imagem do Clube dos Sabichões, permite que os alunos do Pré-Escolar das escolas oficiais possam participar nas atividades extracurriculares, de complemento educativo, que oferecemos aos nossos alunos e integrar o nosso projeto educativo globalizante.
O Núcleo dos Pré-Sabichões tem como objetivos:
   1- Contribuir para o enriquecimento do processo de socialização dos nossos alunos, proporcionando-lhes o relacionamento com outras crianças fora do seu dia a dia escolar; o desenvolvimento de novas amizades; e a vivência de experiências com colegas que poderão voltar a encontrar no próximo ano letivo quando da sua transição para o ensino;
   2- Contribuir para o enriquecimento do complemento educativo dos alunos das escolas oficiais da nossa zona pedagógica;
   3- Beneficiar as crianças do meio e responder ao pedido das famílias.


about-bg 3. Centro de Recursos Educativos e Tecnológico

Projecto "Centro e-Estudos"
Este projeto a funcionar no Centro de Recursos, tem como principal objetivo oferecer um espaço de atividades de complemento curricular para alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico que, fazendo uso de técnicas e métodos atuais, possa contribuir para o sucesso educativo dos alunos das escolas da zona e, ainda, para o enriquecimento cultural e social do meio em que se insere.
O projeto “Centro e-Estudos” surge na continuação do trabalho desenvolvido pelo Colégio Pinheiro Sabichão, ao longo dos seus 30 anos de atividade, nomeadamente no seguimento dos projetos:
   - Rita a Informática no Jardim de Infância,
   - A Rita quer crescer - A Informática no Jardim de Infância e na Escola primária
   - PAMM WEB – Rumo ao Séc. XXI pela estrada mágica (projeto selecionado e subsidiado pelo programa NONIO)

Este projeto justifica-se pela grande mudança que vem acontecendo no mundo e no sistema de ensino, e pelo respeito ao princípio que sempre norteou o nosso trabalho: construir uma comunidade educativa atualizada, democrática, criativa, justa, motivadora, e virada para o futuro que prepare e incentive os nossos alunos para uma permanente aprendizagem e um permanente desenvolvimento das suas capacidades.
Com o projeto “Centro e-Estudos” pretende-se assim, dinamizar e oferecer um espaço de atividades de complemento educativo que, adotando o modelo da escola virtual, visa o apoio/acompanhamento, a aquisição de hábitos e técnicas de estudo, a motivação e o sucesso educativo dos seus utilizadores.


4. Projeto Globalizante – “VIVER EM HARMONIA”

Integrado no Projeto Educativo do Estabelecimento de ensino, o projeto “VIVER EM HARMONIA” é um projeto educativo que engloba duas atividades distintas que se complementam:
   1. Expressão Musical
   2. Prática de Yoga

Objetivos Principais
   1. Expressão Musical - Contribuir para o desenvolvimento global da criança através de uma experiência acústica, sensorial e abrangente.
   2. Prática de Yoga - Fomentar o respeito por si próprio, pelo outro, e pelo meio ambiente, bem como o seu desenvolvimento pessoal e o despertar da criatividade que vem de cada um.

O presente projeto destina-se prioritariamente aos alunos do Jardim de Infância – Pré-Escolar, estando previstas 2 sessões semanais (uma sessão por cada uma das atividades referidas em cima).
O projeto destina-se ainda aos alunos do Clube dos Sabichões, alunos do núcleo dos Pré-Sabichões e alunos do Centro e-Estudos. Para estes alunos está prevista 1 sessão mensal de cada uma das atividades, sendo-lhes ainda permitido participar/assistir às aulas do Jardim de Infância sempre que disponham de tempo livre e as professoras das respetivas atividades permitam a sua participação.

Metodologias de Trabalho
1. Expressão Musical
   - As aulas de Expressão Musical são planificadas de modo a levar as crianças a mergulhar num mundo musical, com espaço para inventar e brincar com os sons, imaginando e explorando o universo sonoro que nos rodeia;
   - As crianças serão incentivadas a cantar, percutir, dançar tocar instrumentos, e explorar ambientes e recursos sonoros diversificados;
   - Através de brincadeiras lúdicas, com variados recursos sonoros e visuais, os alunos serão levados a explorar o ritmo e a melodia utilizando a sua voz e o próprio corpo ( palmas, bater nas pernas entre outros);

2. Pratica de Yoga
   - As aulas de Yoga são planificadas visando, essencialmente, o bem-estar da criança, incentivando a sua criatividade e motivando-a a expressar-se livremente;
   - Através das posturas de yoga as crianças são levadas a preparar o corpo para o desenvolvimento neuronal e o regulamento das emoções;
   - Através de histórias, músicas, jogos, relaxamento, meditação e mindfulness os alunos serão incentivados a:
      • promover a autoestima, autoconfiança e o autoconhecimento;
      • promover padrões respiratórios saudáveis;
      • equilibrar o sistema nervoso e o sistema endócrino e a fortalecer o sistema imunitário;

Avaliação
Na semana de encerramento do ano letivo, o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano será apresentado na festa das famílias, por forma a que os encarregados de educação tomem conhecimento dos resultados conseguidos nestas duas atividades e tenham oportunidade de manifestar a sua opinião/avaliação.